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Tutorial Construct 2 – Como evitar repetição de sons

Já faz um tempo que eu fazendo tutoriais no Youtube mas agora decidi fazer alguns tutoriais aqui no blog. Hoje eu vou ensinar como fazer com que o som toque apenas uma vez mesmo que o personagem colida com vários objetos ao mesmo tempo.

A maneira mais eficiente de se fazer isso é por testar se o efeito sonoro já tiver sendo tocado (is playing).

Como evitar repetição de sons no Construct 2 passo-a-passo:

  1. Adicionar os objetos ao jogo – clique com o botão direito para abrir o menu
    sound1
  2. Escolha o objeto Sprite > Crie dois objetos (personagem e moeda)sound2
  3. Para esse exemplo, alinhe as imagens da maneira como está exemplificado abaixo (personagem em cima e as moedas em baixo):sound3
  4. O objeto personagem possivelmente vai ter o behavior Platform. Para adicionar clique no link Add/Edit Behavior na barra lateral esquerda e selecione Platform:

    sound4
  5. Agora que já temos os objetos criados, vamos começar a programação. Abra o Event Sheet associado como layout do jogo e faça o seguinte:
    1. Primeiro é necessário criar uma variável para entender quantas vezes o efeito sonoro está sendo tocado (Isso serve apenas para efeitos de debug).
    2. Verifique a colisão do personagem com as moedas
    3. Verifique se o efeito sonoro já está sendo tocado, se sim não faz nada, se não toque o efeito sonoro.
      Para efeitos de debug, adicione 1 a variável criada e mostre o total num objeto de texto
  6. O código vai ficar assim no final:
    sound5

Independente de quantas objetos (moedas) tiverem juntos quando o personagem colidir, o efeito sonoro não vai duplicar se já estiver tocando.

Se você ainda tiver alguma dúvida faça o download do exemplo no link abaixo:
https://www.dropbox.com/s/f31gwj1f6fkt34b/no-repeat-sound.capx?dl=0

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